O que é moral e o que é moralismo? Qual a diferença?
- fabimonzani
- 17 de nov.
- 2 min de leitura
Vamos lá: moral é o conjunto de normas, crenças, valores, comportamentos de uma pessoa, grupo ou sociedade. E pode variar no espaço e no tempo.
E por que a moral importa?
Porque ao contrário do que muita gente pensa, ter limites é fundamental para o indivíduo e para o bom funcionamento do mundo exterior. Quem não tem limites, seja uma pessoa ou um país, não tem borda e nem contornos. Sendo assim, tornam-se amorfos, sem consistência, sem forma, sem padrão, sem estrutura e desorganizado.
Claro que regras precisam ter coerência, mas precisam ser cumpridas. Não são isentas de questionamento, mas esse questionamento precisa ser feito com lucidez e sabedoria, visando melhorar as regras vigentes e não apenas questionando por questionar. Uma coisa que a maturidade ensina é que rebeldia sem causa é coisa de otário.
E o que é o moralismo?
Moralismo é uma atitude que exibe uma grande preocupação em que normas e regras sejam cumpridas, chegando a impor isso aos outros de forma intolerante e rígida.
Ter boa moral é importante e valoroso, mas ser moralista pode ser muito prejudicial.
O moralista chega ao ponto de se sentir juiz da vida alheia, condenando e julgando com severidade os demais.
A boa moral determina o que é aceitável e justo, a moralidade intensa julga com severidade e condena.
A boa moral busca o que é fundamentado no bem, o moralismo é diferente porque é fingido e arrogante.
Temos que lembrar que todos temos direito as nossas escolhas. E cada um vai responder por elas, seja aqui na Terra ou diante de Deus.
Podemos orientar na busca pela moral e podemos lançar sementes, mas precisamos ter bem claro que isso depende da abertura do outro lado. Não devemos impor.
Existe uma clara linha divisória entre moral e moralismo, e ela se chama sensatez.
O moralismo é como uma doença da moral.
Abraço,
Fabiana Salomé
17/11/2025
